Marche, Canaã nos espera (Ex 14.15)

O povo de Israel estava, agora, LIBERTO do Egito. O que lhe restava era MARCHAR rumo a seu propósito. Aliás, marchar rumo a seu propósito era a ordem original de Deus.

Quando os israelitas foram morar no Egito, o governador José proporcionou a eles prosperidade. Mas surgiu um rei no Egito que não conhecia José; e começou um período de perseguição e maus tratos ao povo de Deus. E o sofrimento foi tanto que os israelitas clamaram a Deus, que, obviamente, ouviu e providenciou um libertador chamado Moisés. Moisés enfrentou Faraó, e lhe diz que Deus ordena que o rei do Egito liberte os israelitas.

Depois de uma série de castigos sobre o Egito, finalmente o povo estava livre para seguir seu rumo, Canaã. Mas Faraó se arrependeu de liberar os israelitas, e perseguiu os israelitas, até que os encontrou, diante do Mar Vermelho e cercados pelas montanhas.

“Então, disse o Senhor a Moisés: (…) Dize aos filhos de Israel que marchem” (Ex 14.15). E o mar? Não interessa! Se a ordem é pra marchar, o que está na frente vai ter que sair. E Moisés tocou nas águas, as águas se abriram, e o povo marchou – sem pressa. E o anjo do Senhor se colocou entre o povo de Deus e o exército de Faraó. Que maravilha!

Mas, liberada a entrada, Faraó e seu exército entraram no mar. E Deus disse: toque nas águas, Moisés, para que as águas retornem e cubram os egípcios. E assim foi. “Deus derribou a Faraó com seu exército no Mar Vermelho” (Sl 136.15).

Que história linda! Linda e uma representação de nossa jornada aqui na terra. Primeiro, Deus viu nossa aflição, escravos no mundo de pecado, que é representado pelo Egito. Deus então nos livrou das garras do diabo, que é representado por Faraó. E nós estamos numa jornada, no deserto desta vida, rumo à Canaã celestial.

No caminho, há muitos DESAFIOS. Existe o mar, que não é um obstáculo, mas uma oportunidade que Deus está criando para Ele mostrar um milagre. Existe o deserto, com a escassez de algumas coisas. Mas NADA vai nos faltar; o Senhor dos céus e da terra ESTÁ CONOSCO – acredite! Os inimigos, sejam eles grandes como parecerem, não podem nos intimidar. Podem criar leis, favorecer seus interesses pecaminosos. O SENHOR DOS EXÉRCITOS ESTÁ CONOSCO; O DEUS DE JACÓ É O NOSSO REFÚGIO.

Por isso, MARCHE, CANAÃ NOS ESPERA! Não se detenha por nada! NÃO tenha medo de nada! O SENHOR ESTÁ CONOSCO! Ele está no comando de tudo! AVANTE! Não pare! Ali na frente tem uma terra maravilhosa nos esperando. O lugar é maravilhoso! Tem ruas como que de ouro, tem uma praça maravilhosa pra gente passear; tem um rio de cristal. Ali não há mais dor, nem morte. Deus enxugará de nossos olhos toda lágrima.

 

Então, vamos, MARCHE, CANAÃ NOS ESPERA!

Comentários